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Objetivo da cabine de pintura e estufa é obter melhor qualidade da peça pintada, ou seja, existem tintas no mercado com cura ao ar e outras com a cura em estufas.
Quando utilizar uma ou outra, isso tudo depende da qualidade da pintura que se quer, as tintas cura ao ar a resistência é menor do que uma tinta cura em estufa, além obter uma produtividade maior com as tintas com cura em estufa uma vez que após a secagem e o esfrio a peça está pronta para a próxima etapa do processo produtivo, ao invés de ter de aguardar um tempo maior para a secagem.
Normalmente na indústria a pintura da peça sempre deverá ter os dois equipamentos cabine de pintura e estufa isso além de economia de tempo tem um produto acabado com maior qualidade, visto que a peça pintada não estará exposta a intempéries e sujeira sendo depositada sobre a peça pintada aguardando a secagem e com isso comprometendo a qualidade do produto.
A cabine de pintura e estufa pode ser instalação contínua ou estacionária, esse fator a ser analisado em função da produção, tamanho de peça, automação da pintura e principalmente investimento.
Na cabine de pintura a função é remover contaminantes para o meio ambiente, criar um fluxo de ar ideal para que o over spray da tinta seja conduzido para sua retenção e ou lavagem antes de ser exaurido para atmosfera.
A cabine de pintura aumenta a qualidade do produto acabado, proporcionando um ambiente seguro de trabalho para os pintores.
A cabine de pintura permite ao pintor trabalhar dentro das normas que regulamentam os locais de pintura.
O tipo de cabine de pintura é próprio para cada tipo de pintura, sendo ele pintura liquida ou pintura a pó. Cada qual com seu projeto específico ao processo de pintura.
A cabine de pintura liquida pode ser com sistema de filtragem a seco ou via úmida, o fluxo de ar poder ser crossdraft ( horizontal) ou down-draft ( vertical).
A estufa de secagem é responsável pela cura da tinta aplicada, com tempo e temperatura préestabelecida pelo fabricante da tinta.
A estufa de secagem pode ser com recirculação de ar (estufa convectiva) como é conhecida no mercado, ou por irradiação (infra red).
O meio de aquecimentos pode ser elétrico, gás, vapor ou outro meio de aquecimento desde que as normas de meio ambiente permita.
A especificação da cabine de pintura e estufa é feita de acordo com o tipo de peça, processo de pintura, produção, utilidades disponíveis e nível de investimento, pois os equipamentos devem atender não só as normas ambientais, más também ser um equipamento com menor tempo de pay back do investimento.
A cabine de pintura e estufa podem ser automatizada, embora o custo do investimento inicial seja ligeiramente maior, más podem se obter ótimos resultados de qualidade e produtividade, gerando um produto acabado de menor custo devido a economia de energia e tinta bem como de insumos utilizado nos equipamentos.
Na linha de repintura de automóveis também pode ser a cabine de pintura e estufa conjugada, ou seja, um ambiente para os dois processos.
Na cabine de pintura e estufa automotiva também existe sendo feita a pintura em um ambiente e a secagem em outro, que pode estar dispostos lado a lado ou em linha, dependendo da disponibilidade do layout do prédio.